2º Curso de Neonatologia CUF: Perguntas e Respostas

Olá bem vindos ao 2º Curso de Neonatologia CUF: Perguntas e Respostas :raised_back_of_hand:

Neste fórum de discussão da UpHill Community poderão deixar as vossas questões, que serão partilhadas com as oradoras.
Basta iniciarem sessão na UpHill Community para submeterem as vossas perguntas.

Obrigada

Bom dia,

Muito obrigada pelo ótimo curso.

Podem me indicar o nome de um suplemento de Vit. B12 adequado para bebés (por exemplo um bebé de 7 meses com dieta vegetariana) e a posologia? Nos cuidados de saúde primários temos cada vez mais famílias (e bebés) a seguir uma dieta vegetariana ou vegan e seria importante fazer uma suplementação nestes casos.

Muito obrigada desde já (interna de MGF)

8 Likes

Boa tarde,
Muito grato pelo curso!

  • No caso de lactentes de mães vegetarianas/vegan, como fazem a suplementação de B12? Que suplemento utilizam?
  • No caso de uma criança vegan em que idade se justifica fazer análises para dosear B12 e ferritina? Ou fazer apenas se má evolução estaturoponderal / indicadores clínicos de défices nutricionais? Devem estas crianças ser referenciadas à pediatria?
    Obrigado
1 Like

Quais os pontos principais para nos fazer valorizar clinicamente um pé varum e valgum no RN, distinguindo em segurança os posicionais e transitórios dos restantes? Obrigado

1 Like

Laringomalácia: quais os pontos principais a verificar para o Médico de Familia “ficar” em segurança com estas crianças, sem as referenciar logo à consulta? E não referenciando logo, tendo em conta o que a Dra Mafalda Lucas referiu, investigar a persistência após os 2 meses ou esperar pelos 18?

1 Like

Boa tarde,
Gostaria de saber se seria possível termos acesso aos slides do curso.
Obrigada pela atenção

1 Like

olá bom dia! os slides só ficam disponíveis até ao final do curso , ou seja até dia 10 de julho. obrigada

Bom dia,
Muito obrigada pela pergunta
A referência depende sobretudo da tendência da evolução do estridor. Se estiver agravar referenciar pelos 2 meses, se estiver a melhorar podemos aguardar.
Em geral se mantém estridor e até tem episódios de infeção respiratória recorrente , deve ser referenciado antes dos 6 meses.
cumprimentos
Mafalda Lucas

Boa tarde, obrigada pela questão. A Associaçao Americana de Pediatria recomenda a suplementação de vitamina B12 em bebés na dose de 0,4-0,5 mcg/ dia. Existe formulação de gotas pediátricas que se vende no Celeiro, apenas não há informação acerca da biodisponibilidade. Assim sendo, será sensato realizar avaliação laboratorial de forma a dosear as variáveis hematológicas e vitamina B12, para aferir resultados.
Em caso de anemia, referenciamos à consulta de Hemarologia Pediatrica. Nesta situação, fazem habitualmente terapêutica injectável.
Cumprimentos.
Helena Ramos

2 Likes

O pé varo ou valgo posicional é uma situação transitória que resulta de uma posição incomum in utero. Nestes casos durante a observação e manipulação do pé é possível corrigir a deformidade. Nos desvios permanentes há habitualmente um subdesenvolvimento ósseo ou muscular e o pé não volta à posição normal.

1 Like